segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Como economizar água descobrindo vazamento na válvula de descarga

Especialistas ouvidos pelo G1 garantem: é fácil e rápido descobrir um vazamento na válvula de descarga instalada na parede do banheiro. A falha ocorre quando, mesmo sem o botão ser acionado, a água é liberada e descartada no vaso sanitário. Um das dicas para achar problema é usar luvas e copo descartáveis, além de um balde.
O primeiro passo é tirar a água com o copo e despejá-la no balde até a bacia ficar praticamente vazia. Depois espere 20 minutos, sem apertar o botão da descarga. Se o nível da água subir, há vazamento na válvula e é preciso trocá-la ou consertá-la.

Outro teste é encher um balde com água e despejá-la no vaso sanitário. Isso fará com que a água fique em um nível bem baixo. Aguarde 20 minutos e, sem acionar a descarga, veja se o volume de água aumentou. Caso isso ocorra, há vazamento. Também dá para descobrir a perda de água jogando cinzas no fundo da bacia sanitária. Se o material as cinzas se movimentar, também é sinal de vazamento. 

Na maior parte das vezes, é possível fazer o conserto só com a troca do "reparo" da válvula. Quem mora em apartamentos pode consultar o síndico ou zelador do prédio, porque o condomínio também pode fazer o serviço. Se este não for o caso, o ideal é chamar um encanador para checar se toda a peça precisa ser trocada. Na hora de decidir pelo conserto, também vale a pena mudar a descarga por uma peça de duplo acionamento, que despeja três ou seis litros de água, de acordo com a necessidade (veja aqui o funcionamento)
Substituir a válvula por uma caixa acoplada também é uma boa escolha. Além de mais econômica, ela é mais simples consertar as peças quando há vazamento. Um filete de água desperdiçado pelo vaso sanitário causa desperdício de 144 litros diariamente, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda que cada pessoa use 110 litros de água/dia.