sábado, 21 de fevereiro de 2015

Ministério Público vai investigar contas do HSBC na Suíça

Escândalo estourou após uma associação internacional de jornalistas divulgar documentos sobre contas secretas mantidas pela instituição financeira no país europeu21 FEV201510h35


O Ministério Público Federal vai investigar a suspeita de evasão fiscal envolvendo o banco HSBC na Suíça, segundo informações da Folha de S. Paulo. O escândalo, conhecido como “Swissleak”, estourou após uma associação internacional de jornalistas divulgar documentos sobre contas secretas mantidas pela instituição financeira no país europeu.

SAIBA MAIS


HSBC está envolvido em escândalo de contas secretas na SuíçaFoto: Arnd Wiegmann / Reuters


O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) havia feito um pedido para que o caso fosse investigado no Brasil na quarta-feira. A Procuradoria informou, no entretanto, que abrirá investigação “por iniciativa própria” nos próximos dias.

Questionado sobre o assunto, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que o assunto estava sob análise de órgãos técnicos.

A Receita Federal também informou que irá investigar operações realizadas por brasileiros em contas secretas mantidas pelo HSBC na Suíça. Com base em análises preliminares, o Fisco disse que identificou omissão ou incompatibilidade de informações prestadas no Brasil por alguns contribuintes que possuem contas no país europeu.