sábado, 17 de novembro de 2012

Empresa alemã atinge 512Gbps de conexão com um só canal de fibra ótica

Empresa alemã atinge 512Gbps de conexão com um só canal de fibra ótica

fibra otica 150x150 Empresa alemã atinge 512Gbps de conexão com um só canal de fibra ótica Uma companhia de telecomunicações alemã a Deutsche Telekom, esta fazendo testes do projeto OSIRIS (Optically Supported IP Router Interfaces), com isso eles querem desenvolver uma nova forma de vencer a demanda de banda larga. Com apenas um único canal de fibra ótica a empresa atingiu uma velocidade de 512GB por segundo, e com isso bateu o recorde mundial de maior velocidade de transferência de dados.
Eles pegaram um pacote de dados e enviaram de Berlim a Hannover, a uma distancia de 367 km, aí que eles conseguiram bater o recorde tanto na ida quanto na volta. A distância total do percurso é de 734 km.
Na composição de cabos de fibra ótica contém muitos canais. Usando como exemplo o modelo que a empresa alemã utilizou, que possuem 48 canais, com isso eles teriam uma velocidade de 24TB por segundo, de acordo com o site GigaOM.
Com essa velocidade toda teria a possibilidade de enviar mais de 3500 CDs usando somente um cabo de fibra ótica ao mesmo tempo e isso levaria somente um segundo. Só lembrando que esses cabos têm a espessura de um fio de cabelo humano.
Não existe previsão para que essa super-velocidade chegue ao mercado.
Esperamos que chegasse logo porque nossos pequenos MBp/s hoje não conseguimos fazer nada, sem ficar esperando