segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

F1 considera adicionar painel de vidro em cockpit fechado

Em reunião de equipes, nova ideia foi colocada ao abordarem assunto que movimenta o mundo da F1 com mais intensidade desde a morte de Jules Bianchi

A deia de carros da F1 com cockpits fechados parece ganhar cada vez mais força. O conceito batizado de "Halo", tendo o carro da Mercedes como modelo, é um dos preferidos da FIA e algumas variações começam a ser observadas.
O conceito de Giorgio Piola acima mostra um elemento extra de material transparente - podendo ser vidro blindado - e que poderia ser facilmente adicionado ao redor do cockpit para ajudar na segurança dos pilotos contra a exposição de detritos.
Enquanto outra, possui abertura na parte frontal para que os competidores tenham a parte da frente livre e com visibilidade completa.



A ideia já foi discutida pelas equipes, mas com muito mais testes necessários para garantir que proporcione benefícios reais, o conceito do painel será avaliado somente após o primeiro estágio do conceito de cockpits fechados for assinado.
Embora o desenho do sistema de proteção será refinado na próxima reunião técnica no dia 11 de fevereiro, já foi definido que a adição de alguma forma de tela adicional não vai acontecer para a primeira temporada em 2017.
Como o Motorsport.com já mencionou antes da última reunião técnica em 29 de janeiro, a FIA decidiu que não há mais o que esperar para se fazer testes com o elemento que pode dar mais segurança aos pilotos.
Assim, quando Charlie Whiting reuniu os chefes de das 11 equipes na última reunião, deixou claro que a sua introdução em 2017 foi uma decisão da FIA.
Em outras palavras, não seria uma questão de saber se o cockpit fechado seria adotado, mas simplesmente sobre como ele seria implementado.

Painel

Na FIA se entende que o conceito de cockpit fechado (como o da ilustração) seja a melhor solução até agora, mas a longo prazo poderia ser introduzido algum formato de cortina de vidro.
No entanto, ainda não há consenso quanto ao tipo de material a ser introduzido, o que inviabiliza sua utilização já para 2017.
As questões a serem abordadas na reunião técnica são as implicações estruturais que isso daria aos carros e também ao peso adicional.
Um dos membros da reunião afirmou ao Motorsport.com que a novidade daria de 10 a 15 kg adicionais aos carros e que a FIA estuda meios de reduzir o peso.
Rodas mais largas também será um dos assuntos discutidos no encontro.